(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

O que é torcicolo e o que fazer sobre ele?

O torcicolo comum nada mais é que um espasmo muscular na região do pescoço. Trata-se de uma contração intensa do músculo, provocando dor pela falta de irrigação sanguínea na área e é por isso que os movimentos da cabeça ficam limitados por um tempo.

Normalmente as pessoas acham que o torcicolo acontece depois que dormimos “de mau jeito”, mas nem sempre é essa a razão. Na verdade, é muito mais um indício de que a cervical está fragilizada por algum motivo. Nesse contexto, diante de qualquer movimento brusco ou posição desconfortável, o sistema nervoso central ativa o mecanismo de proteção, que resulta na contração do músculo.

Tratamento

A princípio, o tratamento é medicamentoso e feito com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e relaxantes musculares para reduzir o espasmo. Paralelamente, também se recomenda descanso total, compressa de água quente e massagens leves na região, sem exagerar na força para não provocar uma reação de proteção no organismo. O colar cervical também pode ajudar a imobilizar e a restabelecer o pescoço, funcionando como um apoio de sustentação. Fisioterapia, quiropraxia e acupuntura complementam os cuidados, já atividades como RPG e pilates podem prevenir o quadro, principalmente nos casos reincidentes.

De toda forma, a longo prazo, é necessário que a causa seja logo identificada e tratada. Do contrário, o processo doloroso que começa de forma localizada pode se espalhar do pescoço para o dorso ou para a cabeça porque o reflexo natural da dor é contração dos músculos ao redor. E, dependendo da gravidade do problema, há ainda possibilidades de compressão das raízes nervosas que passam na região do pescoço, irradiando as dores para os braços.

Fonte: Medical Site

02 de Julho de 2020