(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Dor e formigamento na mão: conheça a Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) atinge cerca de 5% da população adulta no mundo, e é causada pela compressão do nervo mediano, que segue da região cervical até a mão, passando pelo cotovelo e pelo punho, sendo responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular.

Quando esse nervo é comprimido, pode ocorrer formigamento e dor nos dedos e na mão, além de perda de força. É bastante em comum em profissões que façam uso repetitivo das mãos, como digitadores, manicures, artesãos, costureiras, trabalhadores domésticos, entre outros.

O diagnóstico é feito através da avaliação do paciente, podendo ter apoio de exames feitos em laboratório, com o objetivo de medir a velocidade de condução elétrica no nervo.

Existem algumas opções de tratamento, mas isso vai depender do grau da STC. Na fase inicial, o tratamento é conservador, com uso de medicamentos, imobilização da mão e fisioterapia. Em pacientes que sentem dor o dia inteiro, com fraqueza muscular, atrofia ou quando o tratamento conservador não funciona, é recomendável a realização da cirurgia para descompressão do nervo. Este é um procedimento simples e sem riscos, com aplicação de anestesia local e que apresenta bons resultados.

Fonte: Medical Site

14 de Janeiro de 2021