(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Canelite: causas, sintomas e tratamentos

A canelite é uma inflamação da membrana que envolve a tíbia, um osso localizado na região da nossa canela. Ela ocorre pelo excesso de forças de tração por parte da musculatura que se prende no local, o que é muito comum em corredores, dançarinos e recrutas militares.

Isso acontece porque há aumento da atividade sobrecarrega os músculos, tendões e tecido ósseo, o que acontece quando há uma mudança na rotina de treino. Ela tende a causar dor no início da atividade física, melhora depois que o atleta esteja aquecido e volta a doer após o exercício.

É preciso lembrar que a fratura óssea na tíbia também tem como sintoma a dor na canela e ambos estão associados a uma mudança súbita na prática de exercícios. Em muitos casos, a canelite pode evoluir para uma fratura óssea quando o paciente não interrompe a atividade física.

O diagnóstico correto depende da avaliação do médico ortopedista, que pode pedir exames radiológicos para confirmar se há alguma fratura no osso.

Para tratar a canelite, a pessoa deve se afastar das atividades físicas e seguir o tratamento prescrito pelo médico. O retorno às atividades físicas deverá ser gradual, com redução no esforço para não sobrecarregar a área que foi lesionada anteriormente. Lembre-se de que é melhor interromper os treinos antes que o quadro evolua para uma fratura, o que poderá impedir que a pessoa pratique atividades de impacto novamente.

Fonte: Medical Site