(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

A osteoporose e pós-menopausa

Conceito & Fatores de Risco

A osteoporose é uma condição clínica associada à diminuição da densidade óssea e à deterioração do tecido ósseo, deixando os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas. Devido ao aumento na expectativa de vida da população brasileira, a osteoporose é reconhecida como uma importante questão de saúde pública, que afeta sobretudo mulheres na pós-menopausa. Pelo menos 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença e, deste montante, 1 a cada 3 são mulheres com mais de 50 anos.

A osteoporose da pós-menopausa é um subtipo da osteoporose primária, que atinge o osso trabecular, causando fraturas nas vértebras e no rádio distal. Isso acontece porque, nessa fase, há uma queda brusca do nível de estrógeno (hormônio relacionado ao controle da ovulação e ao desenvolvimento de características femininas). Mas outros fatores também contribuem para o aumento deste quadro: consumo insuficiência de cálcio e vitamina D; idade; histórico familiar; excesso de peso; pouca exposição ao sol; problemas hormonais; sedentarismo e tabagismo.

Sintomas & Diagnóstico
Como se trata de uma doença silenciosa, não há sintomas, apenas consequências: as fraturas, que podem ser fatais ou incapacitantes, acometem principalmente quadril, punho e coluna. O diagnóstico pode ser feito por uma combinação de dados da história clínica, do exame físico e da densitometria óssea, indicado como rotina apenas para mulheres após a menopausa ou para indivíduos com risco de osteoporose secundária - aquela causada por inflamações com alterações endócrinas, artrite reumatoide e hipertireoidismo ou pelo consumo em excesso de álcool e ausência de atividade física.

Tratamento & Prevenção
O tratamento consiste no uso de medicamentos que reduzem ou interrompem a perda de massa óssea, em terapia de reposição hormonal e em medidas fisioterápicas, como fortalecimento muscular e treinamento de equilíbrio. Tudo sempre avaliado e acompanhado por um médico. 
A prevenção da osteoporose passa, necessariamente, por manter um estilo de vida que priorize a prática regular de atividades físicas, a adoção de uma dieta rica no consumo de cálcio e banhos de sol nos horários apropriados.

Fonte: Medical Site

07 de Maio de 2020