(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Artrite ou artrose?

Conceito

Enquanto a artrite é um processo inflamatório que pode atingir todas as articulações, a artrose é um desgaste da articulação que pode acontecer em regiões como coluna, joelhos e quadril. A artrite reumatoide é o tipo de artrite mais confundida com a artrose, mas, na realidade, esta é uma doença autoimune em que as células de defesa do organismo atacam as próprias articulações.

Muitos indivíduos que sofrem com artrite acabam desenvolvendo artrose, embora essa não seja uma regra. Isso acontece porque a inflamação causada pela artrite acaba dificultando a nutrição da cartilagem das articulações, deixando-as propensas ao desgaste. A artrose também pode ser provocada por sobrepeso, movimentos repetitivos, dentre outros

Sintomas

Como a artrose é caracterizada, principalmente, pela perda ou limitação da função articular, os sintomas são mais comuns nas mãos, joelhos, quadril e coluna. Na artrite, pode haver o comprometimento de várias articulações simultaneamente.

Tratamento

Cada doença tem um tratamento específico, que deve ser avaliado individualmente pelo ortopedista. Mas, no primeiro momento, ambas podem ser tratadas por meio de medicamentos. A artrose, quando em um estágio avançado, pode até mesmo exigir tratamento cirúrgico.

Quanto antes forem diagnosticadas, artrite ou artrose, maiores as chances de um tratamento mais eficaz e redução de sequelas.

Converse com seu médico!

Fonte: Medical Site

12 de Junho de 2020