(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Osteopenia: perda de massa óssea que antecede a osteoporose

Os ossos do nosso corpo estão em constante renovação. Quando há uma deficiência nesse processo, nosso corpo sofre com a perda de massa óssea, levando à osteopenia, que é uma condição clínica que antecede a osteoporose. Com baixa massa óssea, nossos ossos ficam mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

A osteopenia é mais comum em mulheres que estão na menopausa e em homens acima dos 60 anos já que, na medida em que a idade avança, nossos ossos ficam mais porosos, resultando na diminuição da absorção de cálcio. Por isso, nessa fase da vida, é recomendável reforçar a ingestão de alimentos que sejam ricos em cálcio e vitamina D, como peixes, laticínios, carnes e ovos. Também são considerados fatores de risco para a osteopenia o tabagismo, sedentarismo, histórico familiar e pouca exposição ao sol.

O diagnóstico é feito através de um exame chamado densitometria óssea, que é semelhante a um raio-X. Pelo fato de a osteopenia não apresentar nenhum tipo de sintoma, é fundamental que mulheres na menopausa e homens com mais de 70 anos realizem o exame anualmente.

Fonte: Medical Site

01 de Abril de 2021