(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

O que é cifose? Quando ela passa a ser um problema de saúde?

A cifose é uma leve curvatura para a frente da coluna. Ela é natural do corpo humano e podemos observá-las em todo mundo. No entanto, quando essa curvatura é muito acentuada, ultrapassando os 60 graus, ela passa a ser caracterizada como hipercifose – popularmente chamada de corcunda -, uma doença óssea que pode ser causada, principalmente, pela má postura, mas também pode ocorrer como consequência da osteoporose ou da artrose, além de fraturas, lesões neurológicas, infecções e malformações.

Em geral, a hipercifose não causa sintomas, podendo apresentar, no máximo, dor nas costas. O diagnóstico é feito pelo exame clínico, auxiliado pela radiografia da coluna. Nos casos em que o médico suspeitar de uma outra doença, pode ser necessário complementar a análise com a ressonância magnética ou tomografia da coluna.

O tratamento da hipercifose depende do valor angular da coluna. Nos casos de hipercifose flexível, é possível corrigi-la com fisioterapia, RPG e mudanças comportamentais, como estar constantemente atento à postura no dia a dia. Já na hipercifose rígida, onde os tratamentos clínicos geralmente não apresentam resultados satisfatórios, o tratamento pode ser feito com uma correção cirúrgica.

Fonte: Medical Site

12 de Agosto de 2021