(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Por que o corpo fica dolorido após o treino?

Você provavelmente já ficou bastante dolorido após uma atividade física. Essa dor muscular é normal e acontece devido às microlesões na musculatura que ocorrem durante o treino. Essas microlesões desencadeiam uma resposta inflamatória local, que é fundamental para a recuperação e o crescimento do músculo.

É essa inflamação que causa a sensação de desconforto no pós-treino. Geralmente se inicia dentro de 6 a 8 horas após a atividade e atinge sua intensidade máxima entre 24 a 48 horas após o exercício.

Essa reação inflamatória não está ligada ao excesso de exercícios – muito pelo contrário. Ela é benéfica e fundamental para o ganho de massa muscular. O excesso de atividade física, por outro lado, pode causar danos e inflamações além do necessário, o que deixa o corpo mais vulnerável a lesões.

A dor passa a ser considerada anormal quando ela impede a realização de atividades básicas do dia a dia, se persiste por mais de 7 dias ou se causa inchaços na região.

Para evitar exageros que ameacem a saúde, a realização de atividades físicas deve ser sempre orientada por um profissional habilitado.

Fonte: Medical Site

09 de Setembro de 2021