(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Cisto sinovial: o que é? Como é feito o tratamento?

O cisto sinovial é um tumor benigno que surge na mão, podendo provocar dor e limitação de mobilidade. Em geral, ele se manifesta como um nódulo que tem a consistência de um gel, podendo surgir em qualquer lugar da mão. Vale lembrar que, embora seja considerado um tumor, ele é benigno, ou seja, não irá virar um câncer.

Este nódulo geralmente aparece em pessoas mais jovens, com menos de 40 anos na maior parte dos casos, especialmente em mulheres. Ainda não existe uma causa definida para o surgimento do cisto sinovial, assim como não podemos garantir que ele é causado por alguma atividade laboral. Porém, acredita-se que pequenos traumas na região podem ser as responsáveis pela aparição do nódulo.

O crescimento do cisto varia de paciente para paciente. Em alguns casos, ele cresce rápido; em outros, devagar. Por isso, o tratamento varia de caso para caso. É preciso a avaliação individualizada de cada paciente, além da realização de exames complementares, para definir o melhor tratamento.

Para pacientes que não sentem dor ou que não se incomodem com a estética do nódulo, basta observá-lo e acompanhar sua evolução ou regressão. Em outros casos, o tratamento pode ser através da punção aspirativa ou até mesmo a cirurgia.

Fonte: Medical Site

18 de Novembro de 2021