(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

As doenças mais comuns da coluna vertebral

A coluna vertebral é uma das regiões mais importantes para o movimento do corpo humano. Isso é possível graças à existência de discos entre as vértebras e as articulações, que têm a função de absorver impactos na região. Com isso, o corpo humano é capaz de suportar peso, movimentar o tronco, ter equilíbrio e postura.

No entanto, dores na coluna são também as mais frequentes queixas no consultório, sendo a principal causa de afastamento do trabalho no mundo todo.

As principais doenças da coluna vertebral são:

Desvios da Coluna (escoliose, lordose e cifose): a coluna apresenta um padrão linear, formada pela cervical, a torácica, lombar e sacral. Quando há desvios em uma dessas regiões, o paciente sofre sobrecarga nas articulações, causando dor.

Cervicalgia: é a rigidez e falta de mobilidade no pescoço, estando relacionada a movimentos bruscos, posições incorretas da coluna e excesso de peso na região.

Ciática: é a inflamação ou irritação do nervo ciático, geralmente causada por hérnias de disco que comprimem o nervo.

Espondilolistese: quando uma vértebra se desloca sobre a outra. O paciente costuma sentir dor na lombar e dor ciática e, nos casos mais graves, apresenta perda dos movimentos, dificuldade e até incapacidade de andar.

Fratura na coluna: uma lesão grave que ocorre, na maioria dos casos, após impactos como acidentes de carro ou quedas intensas, mas também por quadros que enfraquecem a coluna vertebral, como osteoporose e tumores ósseos.

Hérnia de disco: quando o líquido contido no núcleo interno do disco intervertebral sai por uma fissura. Pode ocorrer na região cervical, torácica, lombar ou sacral da coluna, causando dor e dificuldade de movimentar a região onde a hérnia se encontra, além de sensação de fraqueza e dormência no local.

Lombalgia: é a popular “dor nas costas”, que acontece por uma sobrecarga na região. É muito comum após um período longo sentado.

Fonte: Medical Site