(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Diferenças entre nervo, tendão e ligamento

O nosso corpo consegue se locomover graças à integração de nervos, músculos, tendões, ossos, articulações e ligamentos. Mas qual é o papel de cada um deles?

Os nervos são os responsáveis por transmitir estímulos originados no cérebro ou na medula para os músculos, que se contraem e movimentam os tendões, que, por estarem presos aos ossos, realizam o movimento.

Já os ligamentos são estruturas que seguram os ossos uns nos outros, formando a articulação e mantendo os ossos encaixados.

Doenças e lesões ortopédicas que afetam a sensibilidade e os movimentos do corpo podem ter origem nos nervos, ossos, músculos, tendões e ligamentos de forma isolada ou em conjunto. Geralmente, a recuperação de uma lesão isolada de uma das estruturas é mais fácil do que quando várias delas estão lesadas.

Nos casos em que não é possível fazer o reparo das lesões ou se ele não é realizado em tempo ideal, há a possibilidade de realização de um enxerto de nervo, transferência ou enxerto de tendão, fusões ósseas, reconstruções de ligamentos com uso de tendões, entre outros.

Fonte: Medical Site