(21) 3415-9400      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

Dia do ortopedista - os caminhos da profissão

Ortopedia

O ortopedista se dedica à prevenção e cura de lesões e disfunções do sistema locomotor humano, que abrange cuidados com os ossos, as articulações, músculos e ligamentos. As técnicas praticadas por este profissional aliviam dores provocadas pelas deformidades, deixando o corpo mais saudável e a vida do paciente com mais qualidade. O ortopedista pode atender pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Caso decida se especializar, pode tratar exclusivamente de problemas de coluna, joelho, mãos, etc.

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

A homenagem ao médico ortopedista coincide com a data de fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 19 de setembro de 1935. A instituição tem 81 anos, é a maior do segmento na América Latina e está entre as maiores do mundo. Isso se deve, em muito, à qualidade de organização e rigor científico para o Exame de Obtenção do Título de Especialista em Ortopedia & Traumatologia (TEOT) e para a realização do Congresso Brasileiro de Ortopedia & Traumatologia - tanto, que virou referência de alto padrão pelo mundo. 

São pelo menos 9 anos de estudos para obter o Título de Especialista e começar a exercer a profissão regularmente. O profissional que já concluiu a residência dispõe de apoio continuado da SBOT. A sociedade tem uma comissão de educação continuada que estimula a atualização: a cada 5 anos, os profissionais podem revalidar seu título seguindo critérios como participação em cursos e congressos, trabalhos apresentados e publicados, estágios e outras atividades do gênero.

Ortopedia no Brasil

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, mais de 13 mil médicos ortopedistas atuam no Brasil e integram a oitava especialidade médica com mais profissionais no país. São 6,54 ortopedistas por 100 mil habitantes, mas essa distribuição é irregular e está longe de atender a demanda atual - especialmente em áreas mais remotas e fora da região Sudeste, que concentra a maior parte dos ortopedistas brasileiros. Muitos ortopedistas no Brasil acumulam mais de uma especialização e entre as mais populares estão Medicina do Trabalho, Cirurgia da Mão e Cirurgia Geral.

A Medical Site parabeniza a todos os ortopedistas, profissionais dedicados a uma especialidade tão complexa, que proporciona tantos avanços, curas e qualidade de vida a quem precisa. Feliz Dia!

Fonte: Medical Site

19 de Setembro de 2019